Diário do Grande ABC: Após renúncia, Psol só mantém chapa ao Paço

12/07/2012

Erica Martin
Do Diário do Grande ABC

A candidata Elisangela Pereira de Souza, do Psol, que era única do partido na disputa ao cargo de vereadora em Ribeirão Pires, teve de desistir das eleições. A resolução 23.373 do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) diz que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% com candidaturas de cada sexo. A chapa do Psol em Ribeirão, entretanto, tinha apenas ela. O partido foi notificado pelo cartório eleitoral, que delimitou o prazo de 72 horas para buscar um novo integrante político que pudesse compor a chapa, e garantir a proporcionalidade. “Se eu não renunciasse à candidatura, o pessoal seria prejudicado por completo”, explicou Elisangela.

Os únicos que ainda estão na disputa pelo Psol são Alberto Ticianelli, que ainda não teve agenda nas ruas, e Eduardo Tavares Quirino – candidatos a prefeito e vice. De acordo com o advogado especializado em Direito Eleitoral Eduardo Nobre, a chapa majoritária é independente da proporcional (formada pelos vereadores). Portanto, os prefeituráveis podem continuar nas eleições. Por outro lado, em relação à saída de Elisangela da disputa, o especialista diz que a situação é passível de discussão. “Acho que é um caso atípico, para falar que teria como resultado final a impugnação. (A disputa para o cargo de vereador) Só teve a pretensão de uma pessoa”.

Ticianelli disse que a maioria dos militantes do PSTU ingressou há menos de oito meses no partido. No entanto, a lei do TSE diz que o candidato deve estar com a filiação deferida pelo partido desde 7 de outubro de 2011. “Nós tentamos coligação com o PSTU na cidade, que não quis indicar nenhum vereador”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: