O Vale: Pré-candidato antecipa campanha em Taubaté

17/04/2012
Simone Gonçalves

Pré-candidatos à sucessão municipal em Taubaté antecipam a corrida eleitoral e investem na divulgação pessoal, em reuniões e visitas a comunidades como forma de atrair eleitores.
Entre as principais táticas está a participação em encontros nos bairros. “Participo de reuniões com as comunidades para saber o que elas esperam”, disse o vereador Antônio Mário (PSD).
“Eu já realizava estas visitas, estou mantendo minha rotina, me reúno com lideranças de bairros e líderes religiosos”, disse a vereadora Pollyana Gama (PPS).

Panfletos. Também adepto das visitas a comunidades, o deputado Afonso Lobato (PV) faz ainda distribuição de panfletos de prestação de contas do mandato. “É importante mostrar o que temos realizado e receber as sugestões.” Para ‘testar’ a aceitação popular, Lobato contratou uma empresa especializada que realizou uma pesquisa de intenções de votos em Taubaté. A sondagem foi realizada na semana passada e o resultado será obtido quinta-feira. Contudo, o pré-candidato não pretende divulga-lo. “É para traçar nossas estratégias internas.”

Divulgação.] O presidente do PSDB na cidade, Ortiz Júnior, investe nas reuniões com comunidades e mantém aparições em mídias populares. Ele atua há cerca de dois meses como comentarista em uma rádio local. Durante a programação, Júnior faz inserções nas quais aborda problemas e desafios da cidade.
“Não peço votos, apenas falo de temas relevantes, dentro do que a legislação permite.”
A equipe dele realiza ainda abordagens junto a moradores por telefone. As pessoas são questionadas sobre áreas que precisam de investimentos.
O vereador Mário Ortiz também é comentarista em rádio. “Faço essa participação há dois anos, não tem ligação com o período eleitoral.”

Reuniões. Como preparativos, os candidatos discutem ainda estratégias nos partidos. No último sábado, o PT realizou um encontro. “Definimos nossas táticas e quais serão nossos compromissos”, disse Isaac do Carmo, pré-candidato da sigla. A reunião foi no Sindicato dos Bancários. “Alugamos o espaço como qualquer partido pode fazer.”
O PMDB, o PSOL e o PSTU ainda não definiram seus pré-candidatos. A pré-candidata do PSB, vereadora Maria das Graças, não foi localizada ontem para comentar.

Legislação. O especialista em direito eleitoral, Eduardo Nobre, alerta para os limites legais à atuação de pré-candidatos. “Eles não podem pedir votos, qualquer propaganda é vetada e a utilização da máquina sindical é proibida.” O desrespeito às normas pode configurar crime eleitoral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: